Assessoria jurídica em contratações públicas: análise das fases preparatória, de seleção do fornecedor em licitação ou contratação direta, e de gestão e fiscalização dos contratos administrativos.

Assessoria jurídica em contratações públicas: análise das fases preparatória, de seleção do fornecedor em licitação ou contratação direta, e de gestão e fiscalização dos contratos administrativos.

Assessoria jurídica em contratações públicas: análise das fases preparatória, de seleção do fornecedor em licitação ou contratação direta, e de gestão e fiscalização dos contratos administrativos.

Carga Horária:

36h

Programa:

MÓDULO I – NOÇÕES PRELIMINARES

I – Assessoria jurídica em contratações públicas: contexto jurídico e administrativo

a) O papel da Assessoria Jurídica na Lei 14.133/2021;

b) Parecer jurídico: classificações e reflexos;

c) Parecerista: perfil e responsabilização;

d) Cotejo da jurisprudência do STF, do STJ e do TCU.

II – Macroprocesso de trabalho das contratações públicas e a função holística do Parecerista

a) O macroprocesso;

b) Agentes públicos autorizados a atuar nos processos;

c) Apontamentos em relação às principais inovações da Lei 14.133/2021.

MÓDULO II – FASE PREPARATÓRIA

III – Regularidade formal da constituição do processo

a) Documento de Formalização da Demanda (DFD);

b) Plano de Contratações Anual (PCA) – se houver;

c) Autuação do processo.

IV – Mapa Comparativo de Preços

a) Principais aspectos da pesquisa de preços;

b) Definição de preço estimado, sobrepreço e superfaturamento;

c) Formalização da pesquisa de preços;

d) Critérios para realização da pesquisa de preços.

V – Parcelamento do objeto

a) “Princípio” do parcelamento;

b) Noções de parcelamento formal;

c) Analisando o número de contratações;

d) Analisando a forma de adjudicação;

e) Noções de parcelamento material;

f) Autorização de subcontratação;

g) Participação de consórcios;

h) Enunciado nº 247 da Súmula do TCU;

i) Jurisprudência sobre parcelamento do objeto.

VI – Estudos Técnicos Preliminares (ETP)

a) O que são os Estudos Técnicos Preliminares (ETP);

b) ETP nos processos licitatórios;

c) ETP nos processos de dispensa de licitação;

d) ETP nos processos de inexigibilidade de licitação;

e) ETP nas adesões a ata de registro de preços;

f) Riscos da ausência de ETP e sugestão de controle interno compensatório, segundo o RCA/TCU;

g) Riscos da indefinição do conteúdo dos ETP e sugestão de controle interno compensatório, segundo o RCA/TCU;

h) Riscos da ausência de ETP e sugestão de controle interno compensatório, segundo o RCA/TCU;

i) Aspectos prioritários da análise jurídica do ETP.

VII – Termo de Referência (TR) passo-a-passo

a) O que é o Termo de Referência (TR);

b) Normativos sobre o TR;

c) Ricos e Controles nas Aquisições – TCU – em TR;

d) Parcelamento de objeto;

e) Especificação técnica: restrições lícitas e ilícitas;

f) Vedação de marcas;

g) Indicação de marcas;

h) Locação X compra.

MÓDULO III – FASE DE SELEÇÃO DO FORNECEDOR: LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE

VIII – Regularidade formal da Licitação (abrange artefatos minutados na fase preparatória)

a) Quando utilizar cada modalidade;

b) Quando a licitação pode ser por adjudicação global ou por lote;

c) Rito procedimental do Pregão e da Concorrência;

d) Quando utilizar cada um dos critérios de julgamento;

e) Aspectos específicos da análise da minuta do Edital;

f) Aspectos específicos da análise da minuta do Contrato.

IX – Julgamento e habilitação no Pregão e na Concorrência

a) Principais erros de julgamento da proposta;

b) Jurisprudência do TCU sobre o tema;

c) Princípio da instrumentalidade das formas, da economicidade e da eficiência aplicados ao julgamento e habilitação;

d) Quando documentos da habilitação podem ser dispensados.

X – Recursos, homologação, anulação e revogação da licitação

a) Recursos: procedimento e prazos;

b) Homologação, convalidação de atos e interesse público constitucional;

c) Anulação da licitação: hipóteses, requisitos e procedimento;

d) Revogação da licitação: hipóteses, requisitos e procedimento.

XI – Micro e pequenas empresas – tratamento de acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

a) Enquadramento das empresas como ME e EPP;

b) Novas disposições da Lei nº 14.133/2021 sobre ME e EPP.

XII – Contratação direta: a lógica da dispensa e inexigibilidade de licitação

a) Dever de licitar: a licitação como regra;

b) Exceções à regra: o porquê da contratação direta;

c) Semelhanças e diferenças entre dispensa e inexigibilidade de licitação.

XIII – Dispensa de licitação

a) Dispensa de licitação em razão do valor;

b) Apontamentos para evitar fracionamento de despesa;

c) Hipótese de dispensa para contratação de objeto com licitação deserta ou fracassada;

d) Dispensa de licitação em razão da natureza do objeto: análise da documentação juntada;

e) Dispensa de licitação em situações emergenciais: análise da documentação juntada.

XIV – Inexigibilidade de licitação

a) Inexigibilidade de licitação em caso de fornecedor exclusivo: análise da documentação juntada;

b) Contratação de artista: análise da documentação juntada;

c) Serviços técnicos especializados: polêmicas e cuidados na contratação por inexigibilidade;

d) Credenciamento;

e) Aquisição ou locação de imóveis.

MÓDULO IV – FASE DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

XV – Espécies de contratos e as inovações da Lei 14.133/21

a) O que muda no novo regime;

b) A possibilidade de fornecimento contínuo;

c) O que caracteriza a dedicação exclusiva de mão de obra?

d) O que são bens e serviços comuns e bens e serviços especiais?

e) Contratos por escopo.

XVI – Regime de duração dos contratos administrativos

a) Peculiaridades do serviço continuado e do contrato por escopo;

b) Sistemática de prorrogação da vigência dos contratos: competências para atuação, trâmite, prazos e requisitos para a prorrogação;

c) A prorrogação dos prazos de execução: hipóteses; trâmite; competências;

d) O que muda na sistemática de duração dos contratos com a Lei 14.133/2021.

XVII – Reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos

a) Revisão: regularidade formal do processo; regras e requisitos a serem analisados; documentação mínima exigida;

b) Reajuste: regularidade formal do processo; regras e requisitos a serem analisados; documentação mínima exigida;

c) Repactuação: regularidade formal do processo; regras e requisitos a serem analisados; documentação mínima exigida.

XVIII – Alteração contratual

a) Hipóteses de alteração quantitativa e de alteração qualitativa do contrato;

b) Instrução do processo e regularidade formal.

c) Possibilidade de antecipação dos efeitos dos aditivos.

XIX – Extinção contratual

a) Hipóteses e espécies de extinção dos contratos;

b) O processo de extinção: trâmite; competências; contraditório e ampla defesa?

OBSERVAÇÃO:

Em relação às sanções em licitações e contratos, convém realizar curso específico sobre o tema, a fim de se observar a necessária profundidade no assunto. O referido curso pode ser ministrado para a assessoria jurídica e demais atores envolvidos em conjunto.

Público Alvo:

Procuradores, advogados públicos, assessores jurídicos e membros do controle interno ou externo que atuem na área de contratações públicas.

Objetivo:

Entregar aos profissionais jurídicos parâmetros objetivos e aprofundados para a análise e elaboração de Parecer em processos de contratações públicas; propiciar atualização normativa, doutrinária e jurisprudencial em face da Lei nº 14.133/2021, mas abrangendo as necessárias conexões com outros ramos do Direito.